Por Aline Oliveira, Chief of AI Officer e co-founder
Olá!
Sou Aline, uma das co-fundadoras da Traive, uma empresa que surgiu nos laboratórios e aulas do MIT há dois anos, com o objetivo de aprimorar o setor financeiro agrícola através de tecnologia, dados e pessoas apaixonadas.
Enquanto escrevo isso, o mundo está passando por um dos capítulos mais trágicos de sua história, com a pandemia do COVID-19 devastando famílias, comunidades e negócios em diversos países.
Isto estabeleceu um ambiente igualmente desafiador para a cadeia agrícola, com um cenário caótico e volátil, preços desanimadores, forte redução dos preços do petróleo, interrupções temporárias nos canais de processamento e distribuição, falta de crédito etc. A lista de desafios é longa, e todos eles têm amplificado a pressão em todo o sistema de abastecimento e produção alimentar.
Segundo a FAO, em 2018, aproximadamente 2 bilhões de pessoas (26,7% da população mundial) obtiveram seus meios de subsistência através da produção agrícola, processamento e/ou distribuição de alimentos. Espera-se que as interrupções causadas por desastres relacionados à mudança climática e ao COVID-19 levem a uma menor produção e um aumento exponencial no desperdício de alimentos devido a bloqueios nas rotas de transporte e menor demanda por produtos frescos (estimada em cerca de 45% de todas as frutas e legumes, raízes e tubérculos — bastante alta!).
Portanto, agora mais do que nunca, a missão da Traive não poderia ser mais relevante. Acesso aos recursos financeiros é crucial em momentos como este para manter o mundo abastecido de alimentos e abrir caminho para a recuperação econômica.
A Traive nasceu com a missão de criar tecnologia que elimina os receios e ineficiências em investir nesse setor. Desenvolvemos tecnologia e soluções financeiras únicas e poderosas, porém simples, pois entendemos que administrar uma fazenda ou gerenciar negócios relacionados à cadeia agrícola já é difícil o suficiente!
Nossa visão é criar uma cadeia de valor financeiro-agrícola sustentável, fornecendo tecnologia que elimine os custos desnecessários, o tempo de transação e os riscos percebidos ao fornecer crédito aos agricultores. Portanto, os ganhos capturados pelo ecossistema de fornecedores de insumos, comerciantes e investidores financeiros — também por meio de capital mais acessível — se traduzirão em investimentos crescentes em pequenos e médios produtores, contribuindo para o crescimento de práticas agrícolas sustentáveis.
A necessidade de liquidez adicional na agricultura não é nova. O acesso ao financiamento necessário e adequado tem sido um desafio nos países em desenvolvimento há décadas. Isso ocorre principalmente porque entender a agroeconomia não é uma tarefa fácil para investidores!
Compreender a dinâmica do setor agrícola e interpretar corretamente os sinais de risco é difícil, pois se trata de um sistema complexo, altamente intricado em diversas variáveis e bastante dinâmico (de difícil compreensão para credores tradicionais neste setor, imagina para novos!).
Os dados são dispersos, fragmentados, não estruturados e a quantidade que precisa ser coletada, processada e interpretada para que um investidor de crédito tome uma decisão correta e bem informada (e imparcial!) é massiva.
Portanto, a maioria dos financiadores percebe o financiamento agrícola como um negócio de baixo lucro e alto risco (percebido ou real) e, consequentemente, para ter a recompensa necessária para investir o seu capital neste setor, aumenta as taxas de juros, restringe os critérios de empréstimo, reduz os prazos, impõe termos de empréstimos onerosos e muitas vezes evita empréstimos à agricultura. Tudo isso para se proteger do “alto risco percebido” e buscando retornos maiores do que outros setores mais estáveis da economia.
Para os poucos financiadores que operam nesse setor, além dos desafios acima, a remota localização geográfica dos clientes rurais, associada às deficiências na infraestrutura de conexão, a falta de relatórios financeiros de boa qualidade, implicam a necessidade de taxas de transação mais altas, custos de juros mais altos e excesso de colateralidade. Geralmente, no segmento de pequenos e médios agricultores, os financiadores exigem garantias entre 150% e 300%, o que diminui drasticamente a capacidade dos agricultores de acessar créditos, ou conseguir o financiamento necessário, criando um enorme mercado carente.
Está na hora de repensar esta dinâmica e esta indústria. São necessárias tecnologias eficientes e ricas em dados para trazer soluções para essas relações interrompidas por faltas de dados e entendimento. E começamos a fazer isso!
A Traive é uma empresa em crescimento que fornece à cadeia de suprimentos agrícolas uma abordagem exclusiva para transações financeiras, análise e monitoramento de risco de crédito por meio de uma tecnologia única, on-line e no ponto de venda na loja.
Nossas soluções permitem que um crescente ecossistema de comerciantes de insumos, agricultores, produtores de insumos e financiadores alcance seus objetivos principais: (i) produtores e comerciantes de insumos vendem mais bens e serviços; (ii) agricultores obtêm opções de financiamento convenientes e com a capacidade de realizar transações instantaneamente; e (iii) financiadores desenvolvem um portfólio diversificado e bem precificado de investimentos agrícolas, com baixo custo de transação.
O que começou no MIT como um projeto de pesquisa se tornou uma das tecnologias mais avançadas do setor com soluções integradas de todos o ciclo de crédito. Nossos modelos preveem eventos de atrasos e inadimplências e ajudam os investidores a diversificar seus riscos, otimizar retornos do portfólio e ainda alcançar margens lucrativas enquanto cobram menos, integrando a sua gestão comercial.
O que é único em nossa abordagem não é apenas a alta precisão da previsão de eventos, mas nossa capacidade de explicar as causas e fatores que influenciam esses modelos, tanto para os financiadores e agricultores. Nosso objetivo é ajudar os credores a lidar melhor com os riscos da agricultura e capacitar os agricultores, trazendo mais informação e compreensão de como estão sendo avaliados e o que podem fazer para melhorar, contribuindo para elevar a profissionalização financeira de produtores em um segmento (pequenos e médios) em que geralmente são negligenciados.
Trabalhamos nos últimos anos criando um banco de dados verdadeiramente único e projetamos nossa tecnologia para atender comerciantes, bancos e distribuidores de diversos canais (todos os tomadores de risco de crédito da cadeia) e nossa capacidade de permitir soluções de financiamento independentes de canal com experiência refinada do usuário já provou ser uma forte diferenciação de produto e valor.
Serviços financeiros são renovados pela tecnologia, tanto na forma como as instituições os oferecem quanto na forma como os consumidores os buscam. Esta tendência não seria diferente no financiamento agrícola, especialmente com os hábitos de compra do agricultor finalmente mudando de offline para online — acelerado exponencialmente com efeitos COVID-19.
Por fim, quero que você entenda por que nossa empresa conseguiu cumprir e alcançar nossos objetivos: nossa equipe. Embora, nos últimos anos, eu tenha me tornado uma entusiasta de computadores e inteligência artificial, também acredito no princípio “Mente sobre a Máquina” (Mind Over Machine, Hubert Dreyfus), onde intuição e experiência humana sempre são superiores à lógica binária das máquinas.
Portanto, mais valioso do que todos os nossos dados e tecnologia, o nosso time é o mais impressionante (e me deixa muito orgulhosa!). A Traive é uma empresa com uma forte cultura centrada nas pessoas e nos seus clientes. Um time de pessoas brilhantes, apaixonadas e muito motivadas para entregar a nossa visão.
Ainda estamos no começo, mas posso ver claramente a Traive impulsionando o futuro do financiamento agrícola de várias maneiras, avançando em direção à constante renovação do financiamento. Até agora, apesar de todos os difíceis desafios esperados de uma startup, fomos capazes de pavimentar nosso caminho para alcançar nossa visão que é, em última análise, ajudar as pessoas a investir na produção de seus alimentos e contribuir para uma cadeia agrícola sustentável. Para todos os nossos atuais e futuros clientes, estamos empenhados em melhorar sua vida, seus empregos e seus negócios!